Tema:
Acompanhamento em pós Adoção.

GAA proponente
TRILHAS DO AFETO

Mês e ano que iniciou a realização da prática
02.2017

Resumo da prática (em até 3000 caracteres)
O projeto de Orientação e Acompanhamento Pós-adoção de Crianças e Adolescentes, propõe-se a orientar e acompanhar as famílias que obtém a guarda de crianças e adolescente para fins de adoção. O mesmo tem por objetivo orientar e acompanhar às famílias de modo que estas possam refletir sobre o tema da adoção e as relações familiares dentro das perspectivas psicológica, social e jurídica. O mesmo conta com o apoio da Vara da Infância e Juventude e o Núcleo de Apoio Especializado – NAE, da Comarca de Londrina.

O projeto realiza-se na cidade de Londrina-PR, junto aos pais e mães por adoção, em processo de aproximação, e em estágio de convivência com crianças e adolescentes aptos para adoção, por meio de:

01 – Reuniões mensais – As reuniões do Pós-Adoção ocorrem mensalmente, às segundas terças-feiras do mês, das 19:30 às 21h, trata-se de um grupo terapêutico aberto, em formato de roda de conversa, conduzido pelas psicólogas do Trilhas do Afeto e estagiárias do curso de Psicologia da UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia. O Pós-Adoção é um espaço de trocas de experiências, desafios, angústias e conquistas vivenciadas pelos pais adotivos.
02 – Espaço Kids – Enquanto os adultos participam das reuniões as crianças participam do “Espaço kids”, acreditamos que a convivência entre elas é uma oportunidade de desenvolvermos uma nova cultura da adoção, bem como auxiliá-las a lidar com a sua condição de adotada. Além dos nossos voluntários, contamos com 10 (dez) estagiários do Curso de Psicologia da UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia, que observam, participam e realizam atividades com as crianças.
03 – Parceria com a Clínica Psicológica da UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia, que sempre que possível realiza o atendimento psicoterápico das famílias participantes do Trilhas do Afeto.
04 – Orientação aos pais e mães sempre que se faz necessário através de conversa, contato telefônico, troca de e-mails e mensagens;
05 – Publicização de leis, textos e notícias sobre adoção nas redes sociais.

Informar se foi compartilhada com outro GAA
Sim

Informar link(s) (opcional)

[poll id=”23″]