Calendário de Eventos ANGAAD

set
21
sáb
XVI Encontro Estadual dos GAA’s do Rio de Janeiro @Escola SESC
set 21 dia inteiro
XVI Encontro Estadual dos GAA's do Rio de Janeiro @ Escola SESC

Os Encontros Estaduais dos Grupos de Apoio à Adoção (GAA) reúnem os voluntários e os participantes dos GAA’s do RJ, estudantes, profissionais, equipes técnicas das varas de infância e juventude, magistrados, demais representantes dos três poderes e esferas, das instituições de acolhimento e da sociedade civil engajada para promover um ambiente de reflexão, discussão e mobilização em favor das diversas famílias, notadamente as formadas pelo afeto, bem como dos direitos e interesses das crianças e adolescentes, institucionalizados ou não, na perspectiva do fortalecimento da nova cultura da adoção no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Nesse ano, o tema do Encontro será “NOVOS RUMOS PARA O MOVIMENTO DA ADOÇÃO NO RIO DE JANEIRO”. A XVI edição celebrará o surgimento da Associação do Movimento da Adoção do Estado do Rio de Janeiro (AMAR) e, para reduzir as distâncias e o deslocamento de forma equânime, acontecerá no centro geográfico da capital do Rio de Janeiro.

Objetivos específicos:

– Sensibilizar poder público para questões referentes à adoção e para a urgência do atendimento das necessidades das crianças e adolescentes institucionalizados;

– Conscientizar a sociedade fluminense, em especial os agentes públicos, sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos GAA’s;

– Mobilizar a sociedade civil e as organizações não governamentais para o envolvimento com a causa da adoção;

– Otimizar a comunicação e a integração entre os GAA’s do estado do RJ, buscando nivelamento de conhecimentos e equalização de orientações e procedimentos;

– Combater todo tipo de preconceito e padronização quanto ao conceito de família, suas configurações e particularidades, seja por questões étnico-raciais, sócio-econômicas, de orientação sexual, identidade de gênero ou conformação biológica;

– Fortalecer e evidenciar os impactos positivos da atuação dos GAA’s no processo de formação e acompanhamento das pessoas e famílias envolvidas no mundo da adoção; e

– Consolidar a Associação do Movimento da Adoção do Estado do Rio de Janeiro (AMAR).

set
27
sex
XVI Encontro Estadual de GAA’s de São Paulo @Hotel Fazenda Pintado na Brasa
set 27@08:00 – set 28@18:00
XVI Encontro Estadual de GAA's de São Paulo @ Hotel Fazenda Pintado na Brasa

XVI Encontro Estadual de Grupos de Apoio à Adoção de São Paulo

Este encontro ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro de 2019 na região do Vale do Paraíba.

Palestrantes confirmados:

Procurador de Justiça do MPRJ​ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e atual Titular da Vara da Infância e Juventude do Estado do Rio de Janeiro.

Drª Bárbara Toledo

Fundadora do Grupo de Apoio à Adoção  Quintal  de Ana em Niterói – RJ. Advogada e Ex-Presidente da ANGAAD (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção)

Drª Sara Vargas

Fundadora e coordenadora executiva do GAA Pontes de Amor, Organização Da Sociedade Civil de apoio à adoção e garantia dos direitos à convivência familiar e comunitária no Triângulo Mineiro. Presidente da ANGAAD (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção)

Drª Dora Martins

Juíza de Direito de Segunda Grau do Tribunal de Justiça de São Paulo e membra da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo)

Drª Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

Psicóloga, especialista em Antropologia Filosófica e em Origens Científicas e Filosóficas da Psicologia, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília.

Paula De Biasi

Master  Coach, Empreendedora, Treinadora Comportamental, Palestrante especialista em Inteligência Emocional pós-graduada em Gestão de Pessoas, Administração e Marketing e Mãe Adotiva, além de membro dos grupos de adoção Alegraa e Alegria.

Betsy Keefer Smalley

Co-autora de ”Telling tha Truth to Your Adopted  or Foster Child: Making Sense of the Past” – Contando a Verdade para Sua Criança Adotada ou Acolhida: Ressignificando o Passado (2000, 2015) e “Wounded Children, Healing Homes” – Crianças Feridas, Casas de Cura (2009). Tem 48 anos de experiência em Proteção infanto-juvenil, colocação de adoção, serviços pós-adoção e treinamento. Trabalhou 20 anos como Gerente de Treinamento De Acolhimento Familiar e Adoção para o Institute for Human Services em Columbus, Ohio. Também desenvolveu treinamento para adoção e assistência social adotada em vários estados dos EUA, bem como no Canadá, Ucrânia, Belarrussia e Quirguistão. Semi-aposentada em 2014, continua envolvida na adoção e no trabalho de assistência social como formadora independente, consultora e autora.

Dra. Rosana Silva

Advogada e psicologa mestre em processo civil e ensino superior, diretora jurídica do ALEGRAA, ALEGRIAA  e do Grupo de Apoio à Adoção de São João da Boa Vista, membro da Comissão da Infância, Juventude e Adoção da 37 Subseção da OAB/SP, membro da Comissão Especial de Adoção da OAB/SP, assessora jurídica da ANGAAD, professora universitaria da UNIFEOB.

Sra. Maria Angélica Amarante dos Anjos

Psicóloga, mãe por adoção, presidente do grupo Anjos da Guarda Serviços de Apoio a Adoção.

Local do Evento:

Hotel Fazenda Pintado na Brasa
Rua José Marcelinne, 760 – Goiabal, Guararema – SP, 08900-000.
(11) 4693-2594  ou  (12) 99726-7769

out
4
sex
8º Encontro Mineiro de Adoção @UFMG Faculdade de Direito e Ciências do Estado
out 4@07:30 – out 5@18:20
8º Encontro Mineiro de Adoção @ UFMG Faculdade de Direito e Ciências do Estado

GRANDES NOMES COM IMPORTÂNCIA RECONHECIDA NO MUNDO DA ADOÇÃO.

Reunimos grandes nomes com importância reconhecida, no Brasil e no Mundo, sobre o tema da adoção, para apresentar e debater conceitos que promovam a reflexão e contribuam para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, dentre estes a adoção legal, segura e para sempre.

O evento reunirá magistrados, equipes técnicas das Varas da Infância e da Juventude, profissionais de renome internacional, estudantes, conselheiros tutelares, profissionais das instituições de acolhimento, grupos de apoio à adoção, demais representantes dos três poderes e esferas, sociedade civil e rede de apoio à proteção integral de direitos de crianças e adolescentes.

jun
10
qua
XXV ENAPA – 2020 @Comfort Hotel Aracajú/SE
jun 10@17:00 – jun 12@18:00
XXV ENAPA - 2020 @ Comfort Hotel Aracajú/SE

Nem bem terminamos o maravilho ENAPA de Blumenau, já temos o lançamento do XXV Enapa que será realizado em Aracajú-SE. Está quase tudo pronto e você já pode garantir o seu ingresso com os valores do primeiro lote, até 31/12/2019, clicando aqui: https://www.sympla.com.br/xxv-enapa__460811

Local: HOTEL COMFORT – Aracaju, SE
Dias: 11 de junho de 2020, 08h – 13 de junho de 2020, 20h01

Aracaju é um município e capital do estado de Sergipe, no Brasil. Localiza-se no leste do estado, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com a estimativa de 2017, sua população é de 648 939 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, o número passa para 938 550 habitantes. Apesar de ser a menos populosa das capitais nordestinas, sua localização perfaz como importante ponto estratégico enquanto centro urbano, econômico, cultural e político para o país.

É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do país, exemplo nacional na consideração de ciclovias nos projetos de deslocamento urbano e é considerada a segunda capital do país com menor índice de fumantes. Está entre as capitais com os custos de vida mais reduzidos do país, tendo focado mais recentemente suas ações turísticas na criação de alojamentos coletivos, tais como os mundialmente conhecidos hostels.

O Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ENAPA é realizado todos os anos, alternadamente, em cidades do território nacional. O evento tem o intuito de promover o diálogo entre diferentes profissionais e ONG’s que estejam envolvidos no processo de adoção. Desde 1996 conta com a presença de psicólogos, juízes, promotores, advogados e assistentes sociais, o objetivo é construir um ambiente em que os vários GAA – Grupos de Apoio à Adoção do País possam trocar experiências relacionadas ao seu papel de conscientização da sociedade com relação à adoção.

%d blogueiros gostam disto: