GAA Semente – Boa Prática 1

porEquipe Angaad

GAA Semente – Boa Prática 1

Tema:
04 – Acompanhamento em pós Adoção.

GAA proponente
GAA SEMENTE

Mês e ano que iniciou a realização da prática
03/2018

Resumo da prática (em até 3000 caracteres)
Considerando o lapso de tempo existente entre a chegada do filho na família adotiva e o início do acompanhamento pela VIJ e, observando que as famílias neste período ficam sem companhia para resolver as situações do cotidiano deste início de convivência, o GAA Semente concebeu o projeto Ombro Amigo.
Esse projeto conta com o apoio e participação da VIJ de Jundiaí, que encaminha as novas famílias para o acompanhamento de pós adoção do GAA Semente, que conta com um grupo de famílias adotivas capacitadas, cujos processos de adoção devem estar concluídos, para atenderem as novas famílias.
Os objetivos do projeto são: apoiar a nova família por adoção; ser companhia; estar pronto para ouvir; auxiliar nas situações iniciais da convivência; auxiliar em algum trâmite legal, contando com a colaboração das diretorias específicas do GAA.
Como funciona?
As novas famílias encaminhadas para o projeto receberão o contato da família “ombro amigo” e o acompanhamento se dará conforme a necessidade da mesma, sendo assim, cada dupla de famílias terá a sua própria dinâmica.
Será mantido um registro das famílias que cuidam e das que serão cuidadas. A informalidade e flexibilidade entre as “duplas” deve existir, mas teremos um registro das demandas das famílias acompanhadas para que possamos orientar a família que é “ombro” e também avaliar o andamento do projeto.
O acompanhamento será de dois meses tendo flexibilidade de prorrogação, caso necessário. Cada família “ombro amigo” poderá acompanhar uma ou mais novas famílias. Esse projeto não tem o objetivo de substituir o acompanhamento técnico da VIJ e, quando houver necessidade a equipe técnica do GAA será acionada para as providências necessárias. Importante ressaltar que este projeto está sob orientação da Diretoria Técnica do GAA Semente.

Informar se foi compartilhada com outro GAA
Não

Informar link(s) (opcional)

Vote nesta Boa Prática - GAA Semente

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...