Desventuras em série

Por Bárbara de Abreu Oliveira

A série “Desventuras em Série” é um longa americano, baseado na sequência de treze livros. Classificados como literatura infantil, o responsável pela criação e produção é o diretor Daniel Handler, que narra a história como Lemony Snicket.

Trata-se de uma história sobre os três irmãos Baudelaire, que após perderem os pais em um acidente proposital, ficam órfãos. No decorrer na série, a mesma traz inúmeras críticas sobre como o sistema de adoção em determinados casos pode pode ser falho, onde as consequências são vividas de forma mais contundente principalmente por crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Os elementos que compõem essa série são fatos que nos proporciona a realizar grandes críticas e reflexões. Na busca de um lar, Klaus, Violet e Sunny foram extremamente perseguidos pelo Conde Olaf, um oportunista no qual, nada o impedia de colocar a vida das crianças em risco por causa de sua grande fortuna. As três crianças vivenciaram inúmeras situações de ricos e além dos seus direitos violados, tiveram o Direito negado de viver em uma família, onde poderiam ser crianças de verdade.

A série denota sobre o quanto as falas de crianças que vivem em constante violação são postas em dúvidas, além de retratar incontáveis momentos – como o trabalho escravo, preconceito -, no qual nenhuma Criança e Adolescente em hipótese alguma, deveria vivenciar.

Salienta também a falta de uma instituição competente para assegurar os Direitos dessas crianças e adolescentes. Sendo assim, ao aplicar esta perspectiva nos dias atuais é possível perceber o quão é importante a atuação de organizações – como a ANGAAD – em prol dos Direitos assegurados pela Constituição à essas crianças. O grande propósito de instituições como a ANGAAD e os Grupos de Apoio à Adoção (GAAs) é proporcionar que todas Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade possam viver em família.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.