Rua Ademar de Barros, 759, centro 13.330-130 - Indaiatuba - SP
+55 (61)35507226 WhatsApp
angaad@angaad.org.br

FAQs

O que são Grupos de Apoio à Adoção? É importante frequentar um?

0 Grupos de Apoio à Adoção são grupos de pessoas reunidas para discutir tudo o que se refere à adoção legal, segura e para sempre. São pais e mães adotivos, habilitandos (quem está em processo de habilitação para adotar), habilitados (quem já está habilitado e esperando ser chamado para adotar), assistentes sociais, psicólogos e, por…
Leia mais

Por quê há tanta criança no abrigo e a fila não anda?

0 A maioria das crianças e adolescentes abrigados não está disponíveis para adoção. Poucas estão liberadas para adoção, pois é necessário antes se tentar ajudar a família de origem a se reerguer para receber o filho de volta. Só depois de se tentar por alguns meses tentar ajudar esta família sem qualquer sucesso é que…
Leia mais

O que é Destituição do Poder Familiar (DPF)?

0 Quando a família biológica de uma criança ou adolescente não está conseguindo cuidar dela, por vícios em droga ou álcool, por exemplo, a rede de apoio à família do município entra em ação para tentar ajudar esta família a se recuperar. Por vezes é necessário até colocar esta criança ou adolescente em um abrigo…
Leia mais

O que é e quem faz Busca Ativa?

0 Após decidir adotar você poderá ouvir falar da Busca Ativa, principalmente nas redes sociais (Whatsapp e Facebook). Busca Ativa é uma rede de pessoas (pais adotivos, técnicos judiciários, juízes, promotores de justiça, grupos de apoio à adoção) que buscam localizar adotantes para crianças e adolescentes cujas características fogem do perfil da grande maioria dos…
Leia mais

Posso utilizar o novo nome do meu filho (nome afetivo) em entidades públicas ou privadas?

0 Quando se recebe a guarda provisória nem sempre há ainda processo de adoção em curso. Até que se dê entrada no processo de adoção não se poderá utilizar o nome que a criança usará após adoção na escola ou outra entidade pública ou privada. A partir do momento em que se tiver dado entrada…
Leia mais

Posso incluir filho adotivo em plano de saúde?

0 Ao receber a guarda provisória para fins de adoção de seu filho você terá 30 dias para solicitar a inclusão dele no seu plano de saúde. Esta inclusão deverá ser concedida imediatamente e sem qualquer carência que o pai titular do plano já tenha cumprido. Faça o pedido de inclusão por escrito para evitar…
Leia mais

Quanto tempo leva para que eu consiga adotar?

0 Após estar habilitado o tempo de espera para ser chamado vai depender da disponibilização de crianças aptas à adoção dentro do seu perfil. Mas não existe uma posição exata na fila, pois ela dependerá do seu perfil e da existência de uma criança que nele se encaixe. Assim, se seu perfil é de uma…
Leia mais

Como faço para adotar?

0 Quem decidiu ter filhos pela via da adoção deverá ter certeza de que está pronto para esta linda forma de se ter filhos. Nunca querer adotar para fazer caridade ou para substituir o filho biológico perdido ou que não se conseguiu ter. Filho é para sempre e a adoção faz daquela criança sua filha…
Leia mais

Quero adotar, posso me inscrever em várias cidades?

0 Não. A lei é clara em determinar que o pretendente à adoção deve se habilitar (via processo judicial de habilitação) na comarca em que reside e em nenhum outro lugar. O art. 50 do ECA diz que autoridade judiciária manterá, em cada comarca (cidade em que o pretendente à adoção morar), um registro de…
Leia mais

Tenho direito a licença e salário maternidade na adoção?

0 Caso você seja empregado de empresa, comércio ou doméstico registrado terá direito a 120 dias de licença maternidade pela adoção de uma única criança ou grupo de irmãos. O empregador não pagará o seu salário, mas sim o INSS diretamente. Assim, sabendo o dia em que assinará a guarda de seu ou seus filhos,…
Leia mais