Como faço para adotar?

Vamos divulgar:

Quem decidiu ter filhos pela via da adoção deverá ter certeza de que está pronto para esta linda forma de se ter filhos. Nunca querer adotar para fazer caridade ou para substituir o filho biológico perdido ou que não se conseguiu ter. Filho é para sempre e a adoção faz daquela criança sua filha igualmente para sempre.

Se você tiver certeza de que está pronto para ter filhos por adoção deve ir até o fórum mais próximo da sua casa e pedir para falar na secretaria da Vara da Infância e Juventude ou com a equipe técnica judiciária local. Lá lhe orientação como formular o pedido de habilitação, que é um processo judicial para verificação da capacidade dos pretendentes para o exercício da parentalidade responsável.

O processo leva aproximadamente um ano para ser concluído e incluirá entrevistas com assistentes sociais e psicólogos judiciários que conversarão com você sobre seu desejo de adotar, suas condições emocionais e econômicas para tanto. Você terá de apresentar uma série de documentos (leia o Art. 197-A do Estatuto da Criança e do Adolescente) e fazer um curso preparatório para pais adotivos feito pela vara da infância e juventude.

Depois de tudo isso, sendo os laudos dos técnicos favorável à adoção, estando os documentos corretos e tendo do Promotor de Justiça opinado em favor da sua habilitação, o juiz proferirá uma sentença de habilitação que terá validade de 3 anos e mandará colocar os seus dados no SNA (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento). Depois disso é esperar ser chamado para adotar seu ou seus filhos.

Vamos divulgar:
Avatar

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Membro da Assessoria de TI da ANGAAD - Servidor do Poder Judiciário do MS e Membro do GAA AFAGAS