O que é e quem faz Busca Ativa?

Vamos divulgar:

Após decidir adotar você poderá ouvir falar da Busca Ativa, principalmente nas redes sociais (Whatsapp e Facebook).

Busca Ativa é uma rede de pessoas (pais adotivos, técnicos judiciários, juízes, promotores de justiça, grupos de apoio à adoção) que buscam localizar adotantes para crianças e adolescentes cujas características fogem do perfil da grande maioria dos habilitados do país.

São crianças que necessitam do que chamamos de “adoções necessárias”. São adolescentes ou crianças maiores de 8 anos, grupos grandes de irmãos (3 ou mais), com alguma deficiência física e/ou mental, transtorno de personalidade ou grande atraso escolar. Só se faz Busca Ativa para crianças e adolescentes sem pretendentes na sua cidade ou região próxima. Não há busca ativa para crianças até 6 anos saudáveis, sem ou até grupo de dois irmãos neste perfil.

Estas crianças são adotadas rapidamente nas proximidades de suas cidades. É necessário tomar cuidado quando se vê uma Busca Ativa sendo feita nas redes sociais. Jamais se deve divulgar fotos ou outras informações fora do lugar em que elas estiverem postadas para proteção das crianças e adolescentes.

Não se deve ainda tentar adotar uma criança em Busca Ativa cujas características fujam muito do seu perfil no SNA.

A maioria das equipes técnicas não aceita indicação de quem, mesmo sendo habilitado, tenha um perfil com diferenças grandes, como mais de 2 anos além do perfil, fora dos Estados que autorizou constar do SNA, mais do que 1 criança além do número para o qual tenha se habilitado. Assim, se seu perfil é uma criança até 6 anos, não poderá ser indicado para uma busca ativa para 3 irmãos de 6 a 12 anos, por exemplo. Mas se seu perfil for de duas crianças até 8 anos, em tese, poderá pretender ser indicado para um trio de até 10 anos. Mas isso dependerá sempre da equipe técnica que esteja fazendo a Busca Ativa.

Há aquelas que exigem mudança do perfil no SNA antes de aceitar a indicação. E isso pode não ser algo simples de se fazer, já que cada comarca tem seus critérios para alteração de perfil dos habilitados. Há aquelas que exigem novas avaliações psicossociais antes de mudar. Outras fazem mudanças pequenas sem maiores exigências.

Esta é a importância de se manter o perfil do SNA igual ao perfil do seu coração. Se seu coração se abrir para outras características faça a devida correção junto à equipe que te habilitou.

Vamos divulgar:
Avatar

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Membro da Assessoria de TI da ANGAAD - Servidor do Poder Judiciário do MS e Membro do GAA AFAGAS