Quanto tempo leva para que eu consiga adotar?

Vamos divulgar:

Após estar habilitado o tempo de espera para ser chamado vai depender da disponibilização de crianças aptas à adoção dentro do seu perfil. Mas não existe uma posição exata na fila, pois ela dependerá do seu perfil e da existência de uma criança que nele se encaixe.

Assim, se seu perfil é de uma criança até 3 anos saudável, do sexo feminino, sem irmãos e branca, possivelmente esperará vários anos, pois a maioria das crianças abrigadas tem mais de 3 anos e são pardas ou negras. Praticamente todos os habilitados da sua cidade aceitam em seus perfis uma criança com estas características, fazendo com que seu lugar na fila para esta criança seja bem distante da primeira colocação.

Caso seu perfil seja de duas crianças até 10 anos, de qualquer etnia e sexo, possivelmente você estará muito próximo ao primeiro lugar da fila adotando então bem rapidamente. Assim, como a maioria das crianças tem irmãos, é maior de 7 anos, é parda ou negra, quando mais o seu perfil ficar distante desta realidade maior será o tempo de espera pela chegada do filho desejado.

Quanto mais próximo for o seu perfil da realidade das crianças disponíveis para adoção, menor o tempo de espera.Mas jamais mude o perfil para acelerar as coisas.

O perfil é o limite no momento da sua capacidade de amar a criança. Assim, se se forçar a receber uma criança diferente do perfil para o qual se habilitou, as chances de dar errado a adoção aumenta, fazendo sobre você e, principalmente, a criança que já sofreu tanto na vida. Só mude o seu perfil se o seu coração mudou, ok?

Vamos divulgar:
Avatar

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Membro da Assessoria de TI da ANGAAD - Servidor do Poder Judiciário do MS e Membro do GAA AFAGAS