Banco de Palestrantes

Diógenes Duarte

Diógenes Duarte

Assessor de Tecnologia da Informação - ANGAAD

Diógenes Ferracini Duarte, tem 48 anos, concluiu o curso de psicologia, mas não exerce a profissão. Na iniciativa privada foi Coordenador de Treinamentos da Coca-Cola S/A entre outras atividades ligadas à formação de pessoas. Ministrou diversas palestras para o Governo do Estado de MS, além de cursos de iniciativa particular. Servidor de carreira do Poder Judiciário desde 2006, passou a atuar como instrutor da EJUD - Escola Judicial do Poder Judiciário do MS, ministrando diversos cursos na área de atuação do servidor. Estando na EJUD participou ainda do Programa de "Formação Avançada de Instrutores" entre outras atividades de formação continuada. Está presidente do Grupo de Apoio a Adoção de Sidrolândia - AFAGAS e é membro da Assessoria de TI da ANGAAD. Participa das atividades da Vara da Infância e Juventude desde 2016 quando passou a integrar o quadro de assessores do Dr. Fernando Moreira, participando do seu primeiro ENAPA nesse ano. Desde então vem participando de diversas atividades no setor, ministrando palestras ou mesmo apresentando os eventos relacionados a adoção pelo Brasil afora. Procura ser versátil e eclético.

Lorrane Cristine Soares

Lorrane Cristine Soares, 25 anos, graduanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, voluntária no Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária de Santa Luzia (GADA) e no TETO.

Eneri Albuquerque

Eneri Albuquerque

Assessoria de Pedagogia

Graduação em Psicologia, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Psicologia Cognitiva. Professora de Psicologia e Metodologia da Pesquisa Científica de Instituição de Ensino Superior. Consultora e assessora de projetos. Uma das fundadoras do Gead Recife, participante da comissão de execução do Projeto Adoção e Cidadania na escola, convênio entre o TJPE/Ceja, Gead Recife e Secretaria de Educação de Pernambuco. Mãe por adoção.

Leandro Canavarros

Leandro Canavarros

Assessor jurídico da ANGAAD.

Advogado, professor universitário, graduado em direito pela UFSC. Ministra aulas de Direito Civil e Empresarial, é diretor Estadual do Programa Novos Caminhos pela OAB/SC. Vice-Presidente de Grupo de Estudos e Apoio à Adoção com abrangência na Grande Florianópolis (GEAAFA). Gestor empresarial com MBA na FGV do Rio de Janeiro, Secretário-Geral da Comissão de Prerrogativas da OAB/SC. Sócio-fundador da CRK Advogados.

Sandra Sobral

Sandra Sobral

Assessora de Comunicação - ANGAAD

Presidente do Instituto Geração Amanhã. Graduada em Jornalismo e Marketing, Pós-graduanda em Neurociência pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein de São Paulo - São Paulo/SP.

Cristian Fernandes

Cristian Fernandes

Assessor de Comunicação - ANGAAD

Palestrante, editor e coordenador do Grupo de Apoio à Adoção de Capivari - SP. Possui ampla experiência em organizações públicas e privadas de assistência social e educação, bem como na área de dependência química. É co-fundador do Instituto Independa e idealizador do CONDEQ – Congresso de Dependência Química.

Mariza da Costa Velho D’ Angelo

Mariza da Costa Velho D’ Angelo

Assessora de Serviço Social - ANGAAD

Atuação junto ao GAAs desde 1998. Participação da criação da ANGAAD e presidente na gestão 2005/2007. Assessoria de Serviço Social na gestão atual da ANGAAD. Atuação como Conselheira Tutelar de 1993 a 1999 (duas gestões). Presidente do Grupo de Apoio à Adoção do Norte/Noroeste Fluminense - GAANNF. Criou o Setor de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Campos – 2000. Foi Coordenadora de Monitoramento (2000 a 2008). Coordenadora de CRAS (2009 a 2012) e Secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social (2012 a 2018).

Valeska Menezes Rodrigues

Valeska Menezes Rodrigues

Assessora de Psicologia - ANGAAD

47 anos, mãe de um casal de filhos. Psicóloga, Coach, Diretora Executiva do GEAD-JP (Grupo de Apoio à Adoção de João Pessoa), fundadora do GEAAC: uma adoção consciente (Grupo de Estudos e Apoio à Adoção do Acre) em 1998. Experiência profissional como psicóloga por 18 anos no Hospital das Clínicas do Acre; 8 anos no Ministério Público do Estado do Acre e desde 1999 atua em consultório particular. Iniciou no Movimento Nacional de Apoio a Adoção em 1995; Membro organizadora do I ENNOAPA (João Pessoa/PB) e VII ENNOAPA (Rio Branco/AC). Participação em diversos ENAPA'S e ENNOAPA'S.

Renata Pauliv

Renata Pauliv

Coordenadora Região Sul - ANGAAD

Psicóloga, filha por adoção, voluntária na causa da adoção desde 1996. Membro do Grupo de Apoio à Adoção -Adoção Consciente (GAACO). Palestrante do curso preparatório para pretendentes à adoção (presencial) desde 1998. Palestrante do curso de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção desde 2017. Coordenadora do Grupo Florescer: vinculação adotiva (pós adoção). Coordenadora da Região Sul - ANGAAD - gestão 2017-2019. Coordenadora da Região Sul - ANGAAD - gestão 2019-2021. Co-autora de livros sobre adoção.

Vera Lúcia Cardoso

Vera Lúcia Cardoso

Coordenadora Região Centro Oeste - ANGAAD

Formada em Terapia Ocupacional (USP), especialização em Administração de Sistemas de Saúde (FGV), em Saúde Mental em Saúde Pública (USP) e Psicodrama Pedagógico. Co-fundadora do GAA CONVIVER-GEAAGO. Mãe por adoção

Suzana Sofia Moeller Schettini

Suzana Sofia Moeller Schettini

Diretora de Relações Públicas - ANGAAD

Mestre em Psicologia Clínica; Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, especialista em adoção; ex-presidente da ANGAAD-Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (2013 à 2017), atual diretora de Relações Públicas da entidade; ex-presidente da Associação Civil Pró Adoção e Convivência Familiar e Comunitária GEAD Recife (2007-2013), atual diretora de Relações Institucionais; professora universitária, escritora, mãe adotiva.

Sueli Santos

Sueli Santos

Secretária - ANGAAD

Mãe adotiva e Assistente Social. Pós-Graduação em Infância e Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente. Cursos de extensão em TBRI (Trauma Based Relation Intervention); em Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Soraya Pereira

Soraya Pereira

Assessora de Psicologia - ANGAAD

Psicóloga, psicodramatista. Presidente do Grupo de Apoio à Adoção Aconchego. Área de atuação: infância, adolescência, orientação de pais, adoção e jogos dramáticos.

Sávio Bittencourt

Sávio Bittencourt

Ex Presidente da ANGAAD

Procurador de Justiça da Infância e Juventude. Professor da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE). Doutor em Geografia Humana. Mestre em Historia Social. Graduado em Direito e em Filosofia. Fundador do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana. Ex-Presidente da ANGAAD.

Marinho

Marinho

Assessor de Relações Institucionais - ANGAAD

Pai adotivo de Isabelle (14 anos) e Nicolle (11 anos). Advogado formado há 25 anos. Professor de Gradução e Pós-Graduação em Direito. Coordenador do Curso de Direito da FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO - Campus São José dos Pinhais (PR). Assessor Institucional da ANGAAD. Fundador do GAA ROMÃ DE SJP. Especialização em Direito Empresarial. Mestrado em Direito Fundamental - Constitucional. Coordenador do LAÇOS - Programa de Incentivo à Adoção da FAE

Luiz Schettini Filho

Luiz Schettini Filho

Assessor de Psicologia - ANGAAD

Psicólogo, teólogo, filósofo, psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos; palestrante e conferencista nacional e internacional. Escritor com 24 livros publicados sendo 6 no tema Adoção e o restante sobre interações familiares e interpessoais. Professor universitário aposentado.

Lucienia Pinheiro

Lucienia Pinheiro

Assessora de Psicologia - ANGAAD

Psicóloga, Psicopedagoga Clínica, Hospital e Institucional, Mestre em Educação UFPI; Doutora em Psicologia pela Universidade do Porto FPCEUP PORTUGAL e Universidade de São Paulo USP. Mãe de 4 por meio da adoção.

Carlos Belini

Carlos Belini

Assessor Jurídico - ANGAAD

Advogado, professor, membro da Comissão de Adoção da OAB/SP, diretor jurídico da AGAAESP (Ass. dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo), assessor jurídico da ANGAAD, membro da Comissão de Adoção do IBDFAM (Inst. Bras. de Direito de Família), formador e capacitador do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente. Membro da UJUCASP (União dos Juristas Católicos de São Paulo).

Maria Bárbara Toledo

Maria Bárbara Toledo

Diretora de Relações Institucionais - ANGAAD

Tabeliã e registradora (RJ), mestre em direito, pós-graduada em direito da criança e do adolescente, articulista, fundadora do Quintal de Ana e Ex-Presidente da ANGAAD.

Ana Clara Orzil Rosa

Ana Clara Orzil Rosa

Assessora de Tecnologia de Informação - ANGAAD

21 anos, graduanda em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e voluntária no Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária de Santa Luzia (GADA).

Alda Carrara

Alda Carrara

Assessora de Pedagogia - ANGAAD

Pedagoga e Psicopedagoga Clínica. Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes. Especialista em Neurociência da aprendizagem. Coordenadora Técnica do Núcleo de Apoio à Aprendizagem – NAA. Voluntária da Diretoria Técnica do Grupo de Apoio à Adoção Semente. Membro da Diretoria técnica Da ANGAAD. Presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente – CMDCA.  Membro da Comissão Municipal de enfrentamento a violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Membro da Comissão Intermunicipal contra a erradicação do trabalho Infantil.

Adriana Milczevsky Rendak

Jornalista, mãe de dois filhos pela adoção. Presidente do Grupo de Apoio Adoção Consciente Curitiba e uma das idealizadoras do app A.DOT.

Paulo Sérgio Pereira dos Santos

Paulo Sérgio Pereira dos Santos

Diretor Financeiro - ANGAAD

Filho e pai adotivo. Fundador e ex-presidente da ANGAAD (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção) no período de 1999 à 2003 e atual Diretor Financeiro e Conselheiro. Fundador do Projeto Acalando São Paulo/SP em 1993. Fundador e atual conselheiro do Projeto de Vida (Indaiatuba, SP) em 2006. Membro da Comissão Nacional de Apoio à Redação do Projeto de Lei Nacional da Adoção aprovada no Congresso Nacional como Lei 12.010/09. Membro da Comissão Intersetorial para elaboração do Plano Nacional de Promoção, Defesa e Garantia do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2004 - 2005), sob a coordenação do CONANDA e CNAS. Palestrante e incentivador na criação de diversos Grupos de Apoio à Adoção por todo país nos últimos 22 anos. Engenheiro Mecânico.

Sara Vargas

Sara Vargas

Presidente da ANGAAD

Sara Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira é graduada em Direito (Universidade Federal de Uberlândia-MG, 1995), Especialista em Terapia Sócio-Construtivista e Psicodramática de Famílias e Casais (Pontifícia Universidade Católica - GO, 2011) e membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar. Personal Coach, Professional e Positive Life Coach e Executive Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching. (2012) Fundadora e coordenadora executiva da Associação Pontes de Amor, Organização Não-Governamental de apoio à adoção e garantia dos direitos à convivência familiar e comunitária no Triângulo Mineiro, associada à Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD). (2012) Conselheira Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente em Uberlândia - MG de 2016 a 2018. Presidente da Angaad – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção. Membro da Christian Alliance for Orphans. É escritora ("Felicidade 360" e "Damas de Ouro", 2013, Editora Ser Mais). Coordenadora do Orphan Sunday Brasil. Representante do World Without Orphans no Brasil.