Boa Prática – CONVIVER – GEAAGO 3

Estruturação do GAA: captação e capacitação de voluntários, captação de recursos, utilização de redes sociais para fortalecimento do trabalho, comunicação com os meios de imprensa em geral, gestão documental, prestação de contas, orçamento, finanças e contabilidade, parcerias e convênios, atendimento jurídico e psicológico.

GAA proponente: CONVIVER-GEAAGO Apoio à Adoção e a Convivência Familiar – Goiânia

Mês e ano que iniciou a realização da prática: janeiro 2014

Resumo da prática (em até 3000 caracteres)

Título: Orientação para Adoção tardia, aproximação e estágio de convivência

Material elaborado para servir de orientação inicial em processos de aproximação e inicio de estágio de convivência com crianças grandes, com finalidade de adoção. (ver anexo)
Metodologia:

  1. Com a Comarca em que há parceria formal, as crianças/ adolescentes são encaminhadas previamente para a preparação para adoção, e a família inscrita no CNA é chamada pela Vara da Infância e encaminhada para orientações antes de conhecer a(s) criança(s). Esse momento de orientação e entrega do material é feito em conjunto por uma psicóloga voluntária do GAA e a Coordenadora do Abrigo onde está a criança/adolescente, de forma a se unificar as linguagens e orientações dadas.
  2. Em 2018 iniciamos um programa de Busca Ativa, e as famílias que se interessam por crianças de outras cidades ou estados, são chamadas para essa orientação inicial com entrega deste material. Esse momento de orientação é feito pela voluntária do GAA e coordenadora da Busca Ativa, e sempre que possível com a participação de outro voluntário membro da diretoria do GAA.
  3. Após as orientações iniciais e entrega do material, todas as famílias são orientadas a fazer o acompanhamento psicossocial com psicólogo voluntário do GAA, sendo explicado o funcionamento desse acompanhamento e feita tentativa de sensibilização para importância desse trabalho.

Prática não compartilhada com outro GAA

passo-a-passo-adoção-tardia-e-aproximação

[poll id=”9″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.