Livro: Dialogando com as crianças sobre adoção e acolhimento no contexto escolar

É com muita alegria que apresentamos o Dialogando com as Crianças sobre Adoção e Acolhimento no Contexto Escolar, um livro sonhado, desejado, planejado, discutido e construído a muitas mãos. Um livro que nasceu do desejo de construirmos uma ‘nova’ cultura da adoção. Uma cultura de respeito, de compreensão sobre como nos tornamos realmente filhos; de que, para ser pai e mãe, não necessariamente precisamos ter biologicamente gerado os próprios filhos, pois a verdadeira filiação se dá pelo afeto.

O conteúdo apresentado neste livro é fruto dos estudos realizados nos Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Estadual de Londrina que versam sobre o tema, da participação no Grupo de Apoio à Adoção Trilhas do Afeto – Londrina/PR, que nos permite acompanhar, vivenciar a espera e a chegada de crianças e adolescentes a suas novas famílias, bem como alegrias, conquistas, medos, angústias e dificuldades em tornar-se família por essa via de parentalidade. Sim, as famílias adotivas também vivem suas dores, lidam com as especificidades de uma história anterior à adoção que precisa ser acolhida e respeitada, com o luto que precisa ser vivido por quem foi separado de sua família de origem, bem como com o luto de quem, por alguma razão, não pôde conceber e gerar o filho ou a filha.

Sabemos que construir a cultura adotiva que desejamos não é tarefa fácil; são muitos os mitos e os preconceitos a serem vencidos. Vimos nas crianças uma importante oportunidade de começarmos desde a mais tenra idade a dialogar sobre adoção, para que elas compreendam o conceito, o significado de adoção e possam desenvolver a atitude adotiva, respeitando as diferentes composições familiares, dentre elas a família constituída por adoção.

Gilmara Lupion Moreno
Cleide Vitor Mussini Batista