Arquivos: Livros

Como Me Descobri Branca – Discutindo as Questões Raciais sob o Prisma da Branquitude

Nós, brancos, fomos ensinados ao longo dos séculos a sermos o centro, o padrão, o normal.

Este entendimento desloca automaticamente o negro para o lado diametralmente oposto: o racializado, o diferente, o inferior.

Eu, mulher branca, cresci me entendendo uma pessoa “boa” e livre de preconceitos e comportamentos racistas, até que fui definitivamente acordada para minha própria pele com a chegada do meu filho pela adoção, um menino negro.

O processo de letramento racial que decidi trilhar desde que me dei conta do que significava ser branca teve um início, mas certamente nunca terá um fim.

E foi pensando em mais pessoas brancas que buscam compreender o papel que desempenham num mundo dividido pela cor da pele que decidi trazer para o papel parte do que vivi e tenho experienciado, com referências a leituras, vídeos e podcasts.

Longe de esgotar o tema, e assim como em meus livros anteriores, tratando a temática com a leveza de uma conversa entre amigos, o presente livro é um chamado ao despertar para questões que muitas vezes deixamos passar por não estarmos dispostos a sair do lugar de conforto no qual fomos colocados.

Que todos possamos, juntos, tomar consciência do lugar que ocupamos e do papel que desempenhamos para, depois, mudarmos as engrenagens buscando um mundo realmente igualitário.

Que bicho Dudu é?

Faça o download gratuito aqui. Que Bicho Dudu é – Que Bicho Dudu é.pdf »

Como Iniciar um Grupo de Apoio à Adoção

O BRASIL se destaca no cenário mundial como uma nação que consolidou nas últimas décadas, uma experiência singular de mobilização social em favor das crianças e adolescentes, excluídos do direito à convivência familiar e comunitária. Trata-se do Movimento Nacional de Apoio à Adoção, estruturado pelas atividades dos GAAs – Grupos de Apoio à Adoção, espalhados por todo país.

Como filho adotivo, pai adotivo e militante desta causa nos últimos 30 anos, tive o privilégio de participar desta construção em todas as suas etapas até o momento. O resultado aí está, um imenso observatório de sentimentos, emoções e realizações da família brasileira, colorida por natureza e afetiva na plenitude adotiva.

7 Passos para a Adoção

Para mim, a adoção nada mais é do que um caminho para ser pai e mãe, assim como a gravidez biológica também é um caminho.

Seguindo esse raciocínio, os futuros pais, ao decidirem que querem ser pais, podem simplesmente optar pelo caminho da adoção.

E o objetivo desse e-book é auxiliar (de forma efetiva e esclarecedora) você que tem o propósito de iniciar essa “gestação”.

Pedagogia da Convivência – Prática das Relações Interpessoais

O mundo anda doente. É o que a presente obra pretende dizer sem esquecer de apontar algumas possibilidades de cura.

Das doenças do mundo chamou-nos a atenção a deterioração das relações de convivência entre os humanos, a partir da qual outros males acentuaram o estado de insatisfação que tomou conta da sociedade.

Pedagogia da Adoção – Criando e Educando Filhos Adotivos

Adotar um filho significa assumir uma trajetória específica para concretizar uma filiação e constituição familiar. É um processo que abrange integralmente a pessoa em sua subjetividade, fundamentando-se em conteúdos racionais e emocionais. É uma decisão de ordem existencial, e como tal, requer uma vivência internalizada do projeto adotivo.