Autor: LUIZ SCHETTINI FILHO

Psicólogo, Filósofo e Teólogo. Professor de Psicologia da Educação na Universidade Federal Rural de Pernam­buco. Autor de vários livros nas áreas de Psicologia da Infância e Adolescência, Psico­logia da Adoção e Relações Interpessoais.

Pedagogia da Convivência – Prática das Relações Interpessoais

O mundo anda doente. É o que a presente obra pretende dizer sem esquecer de apontar algumas possibilidades de cura.

Das doenças do mundo chamou-nos a atenção a deterioração das relações de convivência entre os humanos, a partir da qual outros males acentuaram o estado de insatisfação que tomou conta da sociedade.

Pedagogia da Adoção – Criando e Educando Filhos Adotivos

Adotar um filho significa assumir uma trajetória específica para concretizar uma filiação e constituição familiar. É um processo que abrange integralmente a pessoa em sua subjetividade, fundamentando-se em conteúdos racionais e emocionais. É uma decisão de ordem existencial, e como tal, requer uma vivência internalizada do projeto adotivo.

As Dores da Adoção

A adoção de filhos não se restringe ao estabelecimento de um vínculo de filiação ao se utilizar da geração biológica de outras pessoas. Todos os filhos, independentemente de sua ligação biológica, precisam ser adotados afetivamente para se tornarem filhos reais.